Customer Engagement
&
Experience Management
O que foi a Relação com o Cliente nas últimas duas décadas tornou-se naquilo que, hoje, é o foco das empresas: a Customer Experience. É natural: as expetativas do cliente em relação às organizações cresceram. Ou melhor, acompanharam a transformação social e tecnológica que o mobile e as redes sociais trouxeram aos utilizadores.
No centro das atenções devem estar todas as fases da relação cliente-empresa, com maior destaque para os momentos de maior interação. Isto é, o foco deixa de estar apenas nos «touch-points», como redes sociais, transações, feedback, web ou Contact Center, para se centrar na qualidade e consistência de um percurso. Esta experiência contínua deve moldar-se, por isso, às especificidades de cada cliente. E deve ficar na sua memória, com nota positiva.
Afinal, hoje, está mesmo tudo nas mãos do cliente. Tecnologias mobile e redes sociais tornaram-nos «always-connected», dotando-nos da capacidade de aceder a informação em segundos. Isso fez com que as empresas repensassem a forma de manter e desenvolver a relação com os seus clientes e com o mercado, de forma a manterem uma relação de interesse e envolvimento. Daí, claro está, as soluções de Customer Engagement.
Para um cliente mais exigente do que nunca, a experiência mais personalizada de sempre — à medida e ao ritmo de que este precisa (ou até deseja). Seja uma notificação por mobile a promover um produto ou um e-mail a confirmar uma encomenda — tudo o que crie ciclos de relação entre a Experience e o Engagement, com uma comunicação relevante e consistente, vai criar interesse e envolvimento com a audiência.