A tecnologia está bem.
E recomenda-se.
Se há década e meia, eram a grande preocupação de qualquer projeto de Contact Center, hoje — diz o tempo e a razão — as infraestruturas de comunicações continuam a ser um dos componentes mais complexos e exigentes no que diz respeito à implementação e suporte da atividade.
Por isso, não é de surpreender que, na GMtel, tenhamos feito delas a nossa aposta. Nos últimos anos, fomos desenvolvendo as competências específicas destas tecnologias (sistemas de ACD, Gravação, SIP, Voz, Telefonia, IVR ou outros), apostando na experiência e na certificação e formação contínua das equipas, sempre com vista à multidisciplinaridade.
Voz SIP e SBCs
A nossa experiência na implementação de soluções de Infraestrutura de Voz já é longa. Vem, aliás, desde o primeiro dia. Nos últimos anos, através de múltiplos projetos cá dentro e lá fora (e lá fora, cá dentro), temos vindo a aperfeiçoá-la. Hoje, é comum colocarmos em operação e gerirmos infraestruturas de Voz em Contact Centers e/ou Telefonia Corporativa sobre qualquer arquitetura de implementação virtual, em datacenters ou cloud privadas, públicas ou englobando, até, implementações mistas (public/private).
Nesta área, trabalhamos com as tecnologias dos Fabricantes Oracle (AcmePacket) e Avaya (claro), pela sua comprovada flexibilidade, resiliência e funcionalidades disponíveis para a integração de Voz, Vídeo e suporte a comunicações externas WebRTC.
Gravação
Os projetos de Gravação não nos são estranhos. Aliás, ainda o mercado dos call centers estava em fase embrionária em Portugal, quando trouxémos para Portugal o fabricante Witness, mais tarde adquirido pela Verint. Ao longo dos anos, temos vindo a desenvolvê-los no setor da Banca, Retail e Utilities, sempre com o objetivo de proteger os compromisos assumidos entre empresa e clientes, através do canal telefónico.
Porque é que escolhemos as tecnologias dos fabricantes Verint e Avaya? Porque garantem a robustez das soluções implementadas: tanto na operacionalidade como na segurança, assegurada pelos mecanismos de encriptação que suportam.
WebRTC
Já há alguns anos que a tecnologia do nosso parceiro Avaya suporta o desenvolvimento de aplicações WebRTC, e/ou o acesso de aplicações WebRTC às suas plataformas. Mas foi em 2016 que lançou a Avaya Breeze, a plataforma de desenvolvimento para soluções de Contact Center e Colaboração, vocacionada para potenciar o desenvolvimento WebRTC aberto a comunidades.
Vídeo
Há vida (ou imagem) para lá do interlocutor. Daí as nossas soluções de vídeo poderem viver em diferentes dispositivos, possibilitarem a gravação e a partilha, bem como permitirem a presença de vários participantes. No Contact Center ou em colaboração, no escritório ou remotamente, o cliente escolhe. E nós damos-lhe vida.
Como não podia deixar de ser, seguimos seguros com as Tecnologias da Avaya, que não só cobrem as plataformas de vídeo tradicionais, para salas de Vídeoconferência, como as mais modernas soluções de WebRTC Vídeo e de Colaboração de Vídeo Call e Vídeo.
Mobilidade
Nada, no mundo tecnológico, pode fugir à regra da evolução. Nem as tecnologias de Atendimento e Contact Center. Nos últimos 20 anos, estas têm evoluído continuamente, aprimorando a facilidade de utilização e, sobretudo, a capacidade de interação numa única aplicação. Quanto mais simples, mais eficazes.
Na GMtel, acreditamos que só uma visão multidisciplinar e integradora do negócio e dos objetivos do cliente permite a experiência, a certificação e a formação — contínua — das equipas. Por isso, seja na implementação ou no suporte de sistemas de Atendimento Automático, Portais de Voz, Portais Visuais, Quality, Customer Feedback, Webfeedabck, WorkForce Management ou WorkForce Optimization, na GMtel nunca deixámos de desenvolver competências específicas destas tecnologias.
WorkForce Optimization
Dados são sempre muitos dados. Por isso, conseguir cruzar e unificar aqueles que resultam das interações com os clientes (front-office e back-office) parece-nos ideal. Só assim conseguimos correlacionar e partilhar informações que, por sua vez, aumentam a rapidez e a precisão no processo de decisão.
WorkForce Optimization leva-nos bem ao início da GMtel, quando introduzimos em Portugal a BluePumpkin (posteriormente adquirida pela Verint), que viria a tornar-se um líder mundial em WorkForce Mangement. O conhecimento que temos do mercado português nos domínios laborais e das boas práticas de gestão de recursos em Contact Center foram indiscutivelmente essenciais para o sucesso nos projetos de WFO em vários setores como Banca, Retail e Telcos.
Também aqui, as Tecnologias Verint e Avaya são a nossa escolha. Dada a importância de a solução permitir mapear as regras gerais e específicas da empresa, em sintonia com a lei laboral portuguesa, estas são, sem dúvida, a escolha certa.
WorkForce Management
WorkForce Management leva-nos bem ao início da GMtel, quando introduzimos em Portugal a BluePumpkin (posteriormente adquirida pela Verint), que viria a tornar-se um líder mundial em WorkForce Mangement. O conhecimento que temos do mercado português nos domínios laborais e das boas práticas de gestão de recursos em Contact Center foram indiscutivelmente essenciais para o sucesso nos projetos de WFM em vários setores como Banca, Retail e Telcos.
Também aqui, as Tecnologias Verint e Avaya são a nossa escolha. Dada a importância de a solução permitir mapear as regras gerais e específicas da empresa, em sintonia com a lei laboral portuguesa, estas são, sem dúvida, a escolha certa.
Virtualização de Contact Center
A questão é que já não é uma questão: virtualizar é imperativo no domínio das tecnologias empresariais. Reduzir e otimizar plataformas de hardware, e apostar em aplicações produtivas e de negócio, são objetivo primário de todos os que procuram mais eficiência, mais agilidade e, claro, menos custos.
2010 marca o ano em que, na GMtel, demos os primeiros passos em projetos de virtualização parcial de Contact Center on-premisses. Mais recentemente, evoluímos para projetos em Contact Centers completos, em plataformas de cloud pública (com voz, IVR, multicanal, CTI, etc). Hoje, é comum colocarmos em operação Contact Centers e/ou Telefonia Corporativa sobre qualquer arquitetura de implementação virtual, em datacenters ou cloud privadas, públicas ou mesmo sobre implementações mistas (public/private).
Software de Contact Center e Colaboração
Ainda o mercado dos call centers estava a começar em Portugal, quando instalámos os primeiros softwares de gestão de contactos — evoluindo, posteriormente, para os atuais CRM. Hoje, as plataformas de Contact Centers são, sem qualquer dúvida, as maiores responsáveis pela disponibilização de todo o software necessário para o desenvolvimento de uma operação global de Contact Center.
Na GMtel, trabalhámos sobretudo no setor da Banca e Retail, integrando as diferentes aplicações existentes na organização e disponibilizando toda a informação num único formato — tanto para assistentes de Contact Center, como para outros colaboradores envolvidos no processo de atendimento ao cliente e/ou vendas.
Mais uma vez, optamos por fazer da tecnologia Avaya a nossa parceira. Constituída por duas grandes variantes — uma plataforma orientada à implementação de soluções de Colaboração e Contact Center out-of the box, e uma plataforma orientada à customização de ambientes específicos de Colaboração e Contact Centers —, é, sem dúvida alguma, a nossa recomendação na implementação de soluções de Software de Colaboração e Contact Center.
Quality Monitoring
Diz a estatística que os «momentos de verdade» (interações entre empresas e seus clientes) são a melhor representação de como o mercado vê a organização/empresa, e de como a empresa endereça o seu mercado. Confirmamos nós que são um valioso ativo que potencia a criação de valor para todas as partes.
Portais Voz/IVR
Talvez por isso, só nos últimos anos, a nossa experiência na implementação de Portais de Voz seja mais significativa. Afinal, nos dias de hoje, é mais do que certa a necessidade de criar ambientes tecnológicos versáteis e poderosos para um bom self-service de voz.
Aplicados, sobretudo, nos setores da Banca, BPO, Retail e Outsourcers, privilegiamos, como sempre, as tecnologias Avaya, por serem as mais completas, flexíveis e resilientes, em soluções de base de Serviço a Clientes.
Dialers/Outbound
Projetos também presentes desde o primeiro dia de GMtel, revelaram-se, desde essa altura, essenciais para os nossos clientes — sobretudo, pelo impacto positivo nos resultados comerciais e de lealdade dos seus próprios clientes. Nas implementações de grande dimensão, a robustez dos sistemas é essencial, sendo que o stress provocado por dialing massivo só é suportado por plataformas de grande resiliência; já nas de pequena dimensão, são a flexibilidade de manuseamento, a monitorização e o reajuste diário das campanhas os fatores de sucesso garantido. Em qualquer um dos casos, sempre com o apoio das tecnologias Avaya, claro.
Contact Center Virtual
É claro que tecnologias têm uma enorme responsabilidade na operacionalidade de uma solução de Contact Center Virtual, mas desde a consolidação dos sistemas de telefonia IP que estas implementações remotas dos postos de atendimento são comuns, implicando, claro, uma conetividade de rede de dados e respetiva infraestrutura. Associado a este conceito está também o princípio de que a gestão do Contact Center é efetuada de forma centralizada e integrada — independentemente da localização dos postos. Essencial num mundo global, não?
Foi em 2007 que demos os primeiros passos nesta área, com a implementação dos primeiros Contact Centers totalmente IP, permitindo a virtualização de postos de atendimento distribuídos por uma rede de instalações físicas — tanto cá dentro como lá fora. Hoje, grande parte dos nossos clientes operam em modelos mistos de Contact Center Virtual.
Os dados são muitos. E as dúvidas também. «O que aconteceu?», «Porque aconteceu?», «O que vai acontecer?» são perguntas que, hoje, já podem ser respondidas com a agilidade que o mercado exige. E quem diz agilidade, diz especificidade.
As soluções de Business Analytics são, por isso, essenciais. Ao transformarem dados em informação inteligível através de mecanismos e técnicas estatísticas, conseguem obter traços ou tendências de comportamento dos mercados, respondendo a todas as perguntas que surgem nos processos de decisão.
Útil e certeiro: quando apurados e testados, os dados podem ser utilizados para automatizar e otimizar processos de negócio em contínuo.
A nossa experiência em soluções de Business Analytics tem sido muito focada na captura e tratamento de dados relativos à Voz e Telefonia, mas hoje já notório o realinhamento deste tipo de implementações para projetos de Text Analytics.
Por cá, temos desenvolvido projetos nos setores da Banca, Telcos e Outsourcers, onde a dimensão justifica — e privilegia — tomadas de decisões suportadas em informação objetiva e sistematizada.
Ao nosso lado, temos tido os fabricantes Avaya e Verint, com soluções completas e sofisticadas de Business Analytics no âmbito da Estatística de Voz, Estatística de Gravação, Speech Analytics, Text Analytics, Desktop Analytics, entre outras, sendo frequentemente complementadas com sistemas de Base de Dados e DataWarehouse.
Tratamento de dados
Identificação de padrões
Processos de decisão
Tecnologias Avaya e Verint
Já aqui falámos da Avaya. Parceiro de sempre — e para sempre, cremos nós —, é um dos mais prestigiados fabricantes de soluções de Contact Center, sendo líder em vários mercados. Com origem e muitas patentes registadas nos Laboratórios Bell, tem orientado o seu desenvolvimento para soluções abertas, convergentes e inovadoras, levando experiências inteligentes a novos patamares: na nuvem, on site ou em modelos híbridos. Na sua história contam-se soluções de colaboração às aplicações de Omnichannel — desta forma, ajuda mercado a orientar as comunicações para a próxima geração de envolvimento, ligando organizações e clientes, força de trabalho e comunidades. Sempre de forma segura e inteligente.
A Verint, com quem temos sempre caminhado lado a lado, é um dos mais prestigiados fabricante de soluções de WorkForce Optimization, orientado a projetos de Customer Engagement. O grande reconhecimento que tem nas plataformas de Speech Analytics e de WorkForce Management é consolidado através do conceito de «inteligência acionável», usa como elemento base das suas tecnologias. Para um mundo que pouco para — e onde dados e informações se multiplicam —, as organizações tornam-se mais aptas se tiverem consigo insights que permitam antecipar, responder e agir de forma — e na hora — certa.
Diagnóstico e Monitorização
Mesmo que a tecnologia nos faça sentir o contrário, nada — nem ninguém — é imune a falhas. Mesmo a mais robusta e resiliente solução. Por isso, a redundância e a alta disponibilidade são hoje requisitos mais do que comuns nas implementações onde negócio exige o máximo na operacionalidade das soluções — máximo esse que ocupa mais de 100% do tempo. Para que não percamos nenhum — tempo, claro está —, detetamos sintomas e antecipamos falhas, evitando-as. Este processo tem-se mostrado mais do que relevante na passagem das soluções hardware dependent para soluções virtualizáveis e/ou na cloud.
Como funcionam? É simples: através de sondas, queries e diálogo com os diferentes sistemas, investigam os diversos componentes da rede e avaliam o seu estado de saúde. Estes componentes podem ser quaisquer tecnologias software ou hardware: telefones (IP, SIp ou digitais), servidores, switches de rede, aplicações, máquinas virtuais, componentes de máquinas (discos, memória, etc), SBC´s (SIP), entre outros — tudo em ambientes multi-vendor. Depois, continua simples: se houver qualquer tipo de irregularidade configurada para gerar alerta, as equipas de suporte recebem informação, conseguindo antecipar, e até evitar, situações de potencial disrupção de serviço. Perfeito, não?